Marketing Digital para fotógrafo de casamento

Porque você não tem que estar na sua jornada sozinho

Grasi & Dani

Diaaaa galera do Rock!!!

De volta de volta…

Hoje a gente vai falar de Marketing Digital Para Fotógrafo de Casamento, COMO vc construir uma empresa SÓLIDA de fotografia para voar nos seus sonhos, 🤓 claro é sempre nosso assunto aqui. mas a ideia HOJE é quebrar “mitos” que a gente vê rolando o tempo todo entre fotógrafos 

MARKETING DIGITAL ORGÂNICO X MARKETING DIGITAL PAGO

Não gosto muito de usar esses termos pq eles já estão TÃO carregados de “pré conceitos” nem sempre verdadeiros – tão cheio de mitos… A pessoa escuta e acha que já sabe tudo… então já tem aquela rigidez na cabeça de “EU SEI” e uma opinião formada de amor ou ódio  😂😂😂

Então, hoje a gente está aqui pra ir mais a fundo e convidar vc a pensar ou (repensar) com a mente aberta – no que está por traz desses mitos? 

O que realmente significa o marketing digital orgânico e o marketing digital pago?  E o que faria mais sentido pra você e sua empresa HOJE? 

Então rapidinho nos apresentando pra quem não conhece a gente… afinal de conta quem somos e PQ vc deveria ouvir esses dois?

Ooopa, Eu sou o Dani

Oieee, Eu sou a Grasi

Junto com nossos filhos Otto e Luiz somos a família “Rocker in Love” Fotografia de casamentos.

A gente diz “somos a família” pq somos fotógrafos de casamento há 15 anos e nos últimos 6, quase 7 anos, viajamos em tempo integral fotografando casamentos rodando pelos EUA com nosso motorhome… 

Então nossos filhos (principalmente o Otto que hoje está com 14 anos) participa diretamente de tudo e acompanha a gente nos casamentos desde os 8 anos…

Então, fazemos o que a gente mais gosta em família… TOTAL juntos no motorhome 

cruzado os EUA em um zigzag 

pra cima pra baixo para os lados…

Fotografando casamentos e ajudando fotógrafos de casamentos nessa jornada LOOOOOCA… principalmente depois de 2020…. o ano de maior desafio para a maioria dos profissionais…. E como pra gente foi na verdade o contrário (de MAIOR faturamento – justamente pq com a insegurança nos DOBRAMOS o nosso foco e investimento em Marketing Digital) então começamos a ajudar amigos a fazerem o mesmo… e assim, percebemos o quanto poderíamos realmente fazer a diferencia na vida das pessoas (fotógrafos de casamentos) na mesma situação:

– Galera SUPER talentosa começando e perdido, sem saber nada do lado “BUSINESS” de uma empresa de fotografia de casamentos… sem saber em que buraco está entrado com a mente ligada só no lado da arte, na empolgação do sonho de viver como artista, como fotógrafo… Mas a realidade é que como fotógrafo de casamentos (quando vc entra na fila e assina pra ser fotógrafo de casamento, vc está realmente assinando pra ser um empresário. Vc está assinando pra ter uma empresa prestadora de serviço de fotografia de casamentos- isso é fato! Querendo ou não a realidade é essa!!! E a realidade é que a grande maioria não pensa nisso e não entende NADA de business, de ter uma empresa, uma marca, de marketing… e toma na cabeça (como a gente já tomou… e muito!) 

E é aí que a ideia de viver de fotografia fica no mundo dos sonhos… ou pesadelos

E NÃO PRECISA SER ASSIM!!! 

E na verdade a Grasi deu o exemplo do novato mas tb TOTAL tem aquele ha mais tempo no mercado: o veterano (que é ainda mais triste) pq o cara já tem experiência, já tem uma carreia, anos no mercado, SABE do seu seu valor, sabe seu potencial. Sabe conduzir todo o processo o fluxo de trabalho, MAS NÃO TEM O CONTROLE do fluxo de cliente o que significa que não tem controle do MAIS importante pra uma empresa (o motor de uma empresa – que é O CAIXA) 

Um mês tá maravilhoso e o outro tá um horror… e o outro, sabe Deus.

Vive na montanha russa dependendo de indicações de fornecedores da área de casamento. Praticando o marketing “da esperança” na esperança de que aquela noiva ou aquele cerimonial indique o seu trabalho… sem saber de ONDE vai surgir o próximo cliente.

E o pior nesse caso, o que mais dói é a comparação… ver um colega na internet MUITAS VEZES com um nível de trabalho igual ou até inferior nadando de braçada e dando olé… cheio de clientes!!! 

E tem MESMO essa… discrepância!!! Pq???

  • PQ NÃO É A FOTO BONITA
  • PQ NÃO É O PRESET LOUCO (foto bonita já é o esperado… não é mais diferencial- é o ESPERADO!)
  • PQ NÃO É O EQUIPAMENTO CARÍSSIMO (saiaaa desse vício)
  • PQ NÃO É O SITE “COISA FINA” control c/ control v CHEIO DE PROMESSAS DA EMPRESA X… (site bonito, TAMBÉM já é o esperado)
  • PQ NÃO É A MÍDIA SOCIAL BOMBANDO DE LIKES E SEGUIDORES (que não estão ali pra te contratar)
  • PQ NÃO É SORTE! Não EXISTE sorte na empresa sólida de verdade! 

Existe um trabalho de marketing sério, focado.

Existe uma estratégia traçada, definida, alinhada com dados reais e puláveis.

Vc sabe seus números?

Quanto vc precisa $ por mês.

Quanto vc precisa fechar por ano.

Qual seu custo? Qual seu lucro?

Quanto vc deve cobrar por isso?

Quantos pedidos de orçamento vem no seu e-mail por mês? Qual a porcentagem de fechamento?

Pra ter esse número qual o seu fluxo de visitantes no seu site?

A pessoa tá lá… 

focada no business, 

focada no marketing, 

focada na estratégia, desenhando e alinhado, 

trabalhando no fluxo do site… 

no funil de vendas 

No relacionamento e experiência do cliente

Investindo o suor: tempo e dinheiro para aprimorar cada passo…

E chega o maluco e diz: foi SORTE! 

🤬🤬🤬

EMPRESA SÓLIDA é sinônimo de TRABALHO!

T.R.A.B.A.L.H.O!!!

Não adianta querer cortar cominho com com “um jeitinho” ou “haks” que aparentemente vc é o espertalhão… mas no fim, vc tá construindo sua empresa (que é sua vida) em um terreno duvidoso… FUJA DISSO!!!

Mas tb não precisa querer reinventar a roda. Ou complicar o simples.

Precisa de TRABALHO SIM! Mas trabalho não precisa ser tão complicado… bora abrir, expandir e ter clareza.

Então, o assunto de hoje é

MARKETING DIGITAL PAGO

VERSUS

MARKETING DIGITAL ORGÂNICO 

E… uma das maiores questões entre os fotógrafos: Qual é a melhor maneira de apresentar minha marca para clientes novos? 

  • SEO (blogs e backlinks) … 
  • ORGÂNICO de Redes sociais (IG, Pinterest, Tiktok, Facebook) … 
  • anúncios pagos (Facebook e Instagram)? 

É normal se sentir sobrecarregado tentando descobrir os melhores lugares para investir seus ovos ainda mais quando parece que: 

  • Tem quem JURA que o SEO é o melhor caminho a seguir … 
  • Tem quem JURA que a guerra com o algoritmo vale a pena.
  • Tem quem JURA que basta pagar para o Facebook e Instagram. 

Quem está certo? 

A verdade que os proprietários de negócios mais inteligentes e bem-sucedidos combinam estratégias orgânicas (mídia social e SEO) com anúncios pagos. 

Porque? Porque tanto o marketing “orgânico” quanto o “pago” são ferramentas incrivelmente poderosas. 

Ambos podem fazer maravilhas pelo seu negócio. 

MAS, cada um requer uma quantidade e tipo de investimento diferente. Assim como risco.

A questão é que, por algum motivo existe essa ideia no subconsciente de que o cliente precisa vir e se encantar por vc de forma natural… 

Total concordo com o “se encantar” de forma natural mas vir, saber que vc existe, quando tem um MONTE de outros profissionais aí…

Existe esse conceito que o fotógrafos de sucesso OU tem um SUPER trabalho maravilhoso OU tem um SUPER marketing maravilhoso. 

Que se o se trabalho foi bom o suficiente, os clientes vão chover naturalmente…

Então se vc esta “pagando” significa que seu trabalho não é bom o suficiente.

Gente, isso não passa de ego. 

A gente trabalha com fotógrafos… e o que tem de fotógrafo premiado pedindo SOCORRO… 

👇 Vamos abordar alguns dos maiores mitos que a gente vê de fotógrafos sobre anúncios pagos… porque não quero que nenhum desses equívocos impeça você de aproveitar ao máximo as melhores ferramentas de marketing disponíveis: 

Mito nº 1: “O marketing orgânico não custa nada – é FREE!

Primeiro: O que é “de graça” nessa vida escreva aí e me conte! Mesmo as coisas “simples” da vida como um abraço e um beijo é preciso estar vivo pra apreciar e estar vivo custa dinheiro. Minha mãe já dizia “minha filha, enquanto vc estiver viva, vai existir louça pra lavrar” 😂 fato

O que a gente esquece quando fala “free” é que o custo pode vir de diferentes formas… E quando se trata de plataformas de marketing “orgânicas” (como Instagram, Pinterest e SEO) os resultados que temos dessas plataformas não são realmente gratuitos, porque nosso tempo e energia foi colocado ali. 

E esse é um recurso extremamente valioso pq é limitado. 

Então, com certeza, gastar vinte horas por semana no Instagram (pensando em 3 horas por dia 1 hora de manhã uma de tarde e uma de noite… criando postagens, stories, reels, legendas, hashtags e respondendo comentários, interagindo com outras contas) pode não custar nenhum dinheiro diretamente… 

Mas se você pagou um salário por esse tempo ($1,100 está o salário no Brasil? Por 44 hrs semanais) 21 horas por semana é Meio salário é praticamente metade do seu tempo! Ou metade de um salário mínimo se vc pagasse por esse valor $550 reais. 

Você está gastando $550 reais (no seu marketing orgânico “FREE”) multiplica por 12 pra vc ver por ano??? E estamos falando de salário MÍNIMO!

O que eu quero que vc entenda é que justamente esse tempo gasto “free”, mas que na verdade é um investimento de NO MÍNIMO $550 reais por mês, pode ser que justamente esse tempo esteja te impedindo de você investir em algo que poderia ter um melhor retorno sobre o seu investimento. 

NÃO esqueça VOCÊ, como cabeça da sua empresa, o CEO, por lógica teria o custo-hora mais VALIOSO da sua empresa. 

O seu tempo é o mais valioso.

Quero dizer, pense sobre as metas de negócios que você poderia atingir com 21 horas semanais extras! 

A questão é: é fácil esquecer esse tributo em nosso tempo, energia e custo de oportunidade que o marketing orgânico exige, mas uma coisa é fato… não é “grátis”. 

É fundamental lembrar que não é grátis e pesar os prós e os contras de onde você está gastando seus esforços de marketing…

É fundamental lembrar que o tempo é muito escasso e um recurso precioso quando se trata de ser proprietário de uma empresa… O proprietário precisa estar focado naquilo que gera melhor retorno e no que ele não pode ser substituído.

Bora para o Mito 2: ”O marketing orgânico é mais “verdadeiro” do que o pago.” 

Vamos entrar na questão dessa palavra que mesmo inconsciente incomoda muitas pessoas e direciona para um “pré- conceito” com o pago.

Eu acredito que a questão seja a palavra “orgânico” passar a ideia de “natural”…. e pago, sendo o contrario de “natural” é “falso” então da a sensação de que “marketing digital pago” trata-se de marketing “sujo” com “armadilhas e jogos mentais” ou trapaça (scams como chamamos aqui) Tipo “seguidor pago” que nesse caso realmente significa seguidor e falso e leva nada a lugar algum…

O que vejo são fotógrafos que carregam esse mito mesmo que no inconsciente de que clientes vindos de forma “natural ou orgânica” são MELHORES que clientes que chegam por anúncio pago pq não é uma forma “natural” de obter clientes de qualidade.

Então Bora esclarecer: Ok, existe um catatau de propagandas fraudulentas, golpe, promessas ridículas que rodam na internet, spam em emails o tempo todo…

MAS existem tantas formas VERDADEIRAS inteligentes e intencionais de veicular anúncios que passam exatamente o mesmo “sentimento natural” do marketing orgânico, pq tem o mesmo princípio legítimo dos posts orgânicos… A diferença está na distribuição. Vc assume o controle (no lugar do algoritmo) e por isso que vc paga. Pela distribuição que quando VOCÊ está no comando você tem essa distribuição ainda mais direcionada e eficiente… que a postagem orgânica jamais poderia ter. Como a máquina fotográfica no modo automático (quem decide é a máquina, ou algoritmo) e a máquina fotográfica no modo manual. Quem decide é VOCÊ!!!

Ser notado online hoje em dia é MUITO mais difícil do que era há 5 anos – e você não deve se sentir mal se não consegue “vencer o algoritmo” organicamente ou está lutando para obter engajamento ou novos seguidores em plataformas como o Instagram… 

INFELIZMENTE, o marketing orgânico, não ganha força da noite para o dia – e não existe garantia de que suas postagens orgânicas vão alcançar os casais que você está tentando atrair. 

Portanto, imaginar que as plataformas “orgânicas” são sua única opção é limitante TRAVA muitos fotógrafos – e, infelizmente, muitos se cansam desanimam e desistem esperando o marketing orgânico trazer algum resultado- como ele IMAGINA que o vizinho está tendo. 

Ahhh é pq a mídia social dele está bombando… por isso que tem um monte de clientes! 

Eu preciso bombar tb!!! Daí fica dedicando HORAS do seu tempo preciso na mídia social, não vê nada de resultado e desanima TOTAL!

Já com a propaganda paga direcionada intencionalmente para aqueles que teriam interesse no conteúdo de forma natural (interesse verdadeiro assim como o orgânico) é a GRANDE OPORTUNIDADE para aqueles que querem ser vistos, querem mostrar o seu trabalho, para um público além daquele ciclo de seguidores que ele já tem (o orgânico) 

INDEPENDENTE do número de seguidores que vc tem.

INDEPENDENTE se você está apenas começando, tentando alcançar um novo tipo de cliente OU precisando de um volume maior de tráfego/ fluxo…

consequentemente consultorias…

consequentemente vendas… 

Resumindo: sendo desenhada de maneira cuidadosa e intencional, a propaganda paga é uma forma tão “autêntica” tão “verdadeira” e “natural” de apresentar a sua empresa, o seu trabalho aos clientes quanto qualquer tipo de estratégia de marketing orgânico. A diferença é o alcance! 

Na verdade nós temos uma gratidão gigante por existir essa opção… 

NENHUM outro seguimento de marketing da essa liberdade de forma tão democrática. Pq Não importa o seu tamanho, o tamanho da sua empresa, da sua rede se seguidores, seus contatos, se vc começou ontem ou há 15 anos atrás… todos temos a mesma oportunidade com a propaganda paga de mostrar nossa trabalho para aquele cliente específico. Que vc selecionou em um mar incrivelmente ABUNDANTE!!!

E o mais LOUCO??? Para e pensa, escreve aqui nos comentários, quanto vc precisa pra estabilizar o seu negócio??? Quantos contratos fechados no ano? Gente é POUCO! 

O ano tem 52 semanas!!! 

Você quer trabalhar TODO fim de semana??? São 52 contratos. 

52 casais!!!

Isso é nada na internet!

Da um Google na sua cidade… a última pesquisa do IBGE quantos casamentos rolam na sua cidade por ano??? 

Vc só precisaria de 52 para lotar sua agenda… na abundância LOUCA da internet!

O anúncio pago veio pra dar o controle na nossa mão a oportunidade LINDA de atingir o resultado que você quer, quando vc quer!!!

Basta vc pegar esse controle na mão e aprender a pilotar!

Mito nº 3

“O marketing orgânico atrai clientes selecionados que me acompanham, portanto, que me valorizam infinitamente mais do que propaganda paga rodando na mídia social” 

“essas propagandas pagas só atrai quem está buscando barganha” 

Ou 

“As pessoas que clicam em anúncios têm orçamentos baixos… não estão dispostas a pagar meus preços” 

Esses mitos tem a ver sobre COMO apresentar sua marca, sua empresa, seu trabalho.

A questão de muito fotógrafo pensar e falar isso está ligado ao COMO você está fazendo a sua propaganda. Na verdade na mensagem que vc está passando! 

O que vc está comunicando com esses casais através da sua propaganda? 

Que vc é um profissional que APAVORA e vai fazer toda a diferença no dia deles OU que vc está com promoção de 50% de desconto?

Como que a pessoa pode reclamar que o anúncio dela só deu gente interessado em promoção se a mensagem era justamente: “promoção – agenda aberta!”???

Não importa onde vc veicula essa mensagem:

Seja no seu site

Seja em um outdoor 

Seja de forma orgânica

Seja de forma paga

É meio óbvio que vc vai atrair aqueles interessados na promoção, oras!!!

E incrível que é o que mais vejo “agenda aberta” tem fotógrafo que coloca até na bio. 

Não precisa ser mestre de marketing pra saber que uma noiva que está te conhecendo agora não vai ter a ação que vc espera pq vc “tem a agenda aberta”

Diferente de postagens que entregam valor, que envolvem, que geram interesse por motivos diferentes de “economizar dinheiro com o fotógrafo de casamento”

Não subestime seu cliente… se vc quer ser valorizado vc precisa entregar valor.

Como alguém pode ver valor se o valor não foi mostrado? É simples.

Mostrar suas habilidades, seu conhecimento, seu diferencial, alinhado com um branding definido, aqueles que entram no perfil terão interesse de forma natural. Sem joguinhos de promo, de cobrir orçamento….

Você PODE atrair clientes de luxo que valorizam sua experiência e serviço…

vc só precisa entregar um conteúdo coerente, alinhado com o perfil do seu cliente, (alinhado com o seu branding) colocar esse conteúdo certo na frente das pessoas certas para VOCÊ!!

E é assim que funciona o marketing! 

Vc pode fazer de forma orgânica (se vc já tem um nome, um fluxo que funciona, está apenas mantendo o que já existe)

Você tem a oportunidade de fazer de forma paga e alcançar o horizonte além do que vc tem de forma orgânica AGORA!

Se o mercado está competitivo, vc está na LUTA, o ponteiro não gira, não dá tração, vc sendo novato ou não… 

independentemente, os anúncios pagos fazem seu conteúdo apareceram para os casais certos agora. JÁ!

Não tem segredo! Tem estratégia (ou conteúdo) bem pensado e um caminho que você desenha, tipo guia, conduz, seus leads (casais)

Além do controle na mão, é como se vc tivesse abertura para furar a fila pq o fato é que marketing orgânico LEVA TEMPO… e tem fotógrafo aí com uma vida de carreira travado ou dependente de um sistema (corrente de indicação) que pode ser quebrada a qualquer momento.

A propaganda paga pode e deve coexistir com a orgânica. Ontem mesmo recebi um e-mail de um cerimonial amigo nosso perguntando se a gente tinha uma data disponível… receber uma indicação é maravilhoso.. mas como um bônus. HORRÍVEL é depender disso. 

E quando não vem? 

E se parar de vir??? 

E se a sobrinha desse cerimonial resolver virar fotógrafa de casamentos tb? 

Bônus- ninguém tem OBRIGAÇÃO de sustentar o meu negócio indicando clientes pra mim!!!

E a gente não  quer que você perca seu tempo lutando com algoritmos…

Esperando e esperando e esperando para seu marketing orgânico pegar tração ou crescer seu fluxo… 

Enquanto isso não acontece, é inevitável, o desânimo reina sendo que existe uma oportunidade no alcance da suas mãos pra vc abrir e fechar (como uma torneira que não falha) um fluxo de tráfego de clientes e consultorias usando anúncios inteligentes, intencionais e verdadeiros.

É um verdadeiro ALÍVIO tirar esse peso – que é o maior peso para uma empresa SÓLIDA e poder focar em outros lados da empresa como o lado criativo sem se preocupar com a questão “DE ONDE É QUANDO VAI VIR O PRÓXIMO CLIENTE” 

Isso é LIBERTADOR!

Isso é transformador…

Tem um mundo abundante lá fora, 

leve, 

sem algoritmos ou mitos sem sentido, 

onde seus sonhos PODEM CRESCER.

E é por isso que a gente tá aqui… pq viver trabalhando com aquilo que a gente ama, com aquilo que temos vocação é pra ser o propósito!

Valeeeu!!!

Tamo Junto Pra Apavorar!!!

Let’s rock and go 🤘

Você não pode salvar imagens e não pode copiar o conteúdo

QUERO ME INSCREVER DE FORMA GRATUITA

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, autorizo ROCKER IN LOVE EDUCACIONAL a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade. Suas informações estão seguras. É nesse endereço de e-mail que serão enviadas todas as nossas comunicações.

Thank you for subscribing!